sexta-feira, 8 de agosto de 2008

5º Prêmio João Turin anuncia os vencedores

Rodrigo Orizzi de Oliveira, do curso de Design de Moda da Universidade Tuiuti do Paraná, é o vencedor da quinta edição do Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda. O concurso teve como tema A Moda é a Nossa Bandeira e como inspiração, a Bandeira do Estado do Paraná. Rodrigo Orizzi de Oliveira ganhou o troféu Prêmio João Turin, criação do artista plástico Valdir Francisco, entregue por Maristela Requião, primeira-dama do Paraná e diretora do Museu Oscar Niemeyer. Igual troféu foi conferido à instituição de ensino onde Rodrigo estuda, homenagem recebida por Marilda Roda, coordenadora do curso de Design de Moda da UTP. O primeiro colocado também ganhou uma viagem a Milão e Paris, integrando a missão empresarial do vestuário, organizada pela Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) através do Centro Internacional de Negócios (CIN). A missão acontece de 16 e 26 de setembro de 2008 e, no roteiro, estão uma visita a Feira Milano Unica, em Milão, e à TexWorld e Premiere Vision, que serão realizadas simultaneamente em Paris.

A segunda colocada foi Patrícia Amanda de Oliveira, da Universidade Estadual de Londrina. Em terceiro lugar ficou Michelle Silva, do curso técnico em Estilismo de Confecção Industrial do SENAI/ Pr. As duas receberam placas alusivas a esta importante conquista. Na proposta vitoriosa, Rodrigo Orizzi de Oliveira trabalhou o branco como cor principal dos seus looks, cor da faixa da bandeira paranaense. A partir do branco trabalhou diversas texturas de tecidos. As demais cores entram em aviamentos e acabamentos: o verde e o azul da bandeira, o prata e o marrom, representando a riqueza e o valor da terra. O uso do pinhão, em detalhes de bordados e botões, serve de alerta contra a extinção da árvore símbolo do estado. A constelação Cruzeiro do Sul entra em bordados, como uma marca guia. A estampa originária de uma fotografia de floresta de Araucárias, foi retrabalhada até definição do rapport. Foi aplicada também como forro para representar o orgulho de ser paranaense, de ser paranaense no coração.

OS JURADOS
Os doze participantes da grande final foram escolhidos por uma comissão avaliadora integrada pelas estilistas Kazuco Ferraz, Janaína Costi e Andréa Tosato; pelas jornalistas Adélia Maria Lopes e Lúcia Casillo, e pelos figurinistas e cenógrafos Paulo Maia e Luiz Afonso Burigo. Uma nova comissão julgadora reuniu-se no dia 23 de julho de 2008 para escolher os três melhores trabalhos: a diretora da Casa João Turin, Elisabete Turin dos Santos; as estilistas Andréa Tosato e Nicolle Gora; os designers Sílvia Döring e Jean Pierre Lobo; a marchand Zilda Fraletti, as jornalistas Adélia Maria Lopes, Danielle Brito, Rafaella Sabatowitch, Kátia Michelle, Cláudia Slaviero, Lúcia Casillo e Christiane Meireles; o artista plástico Eloir Jr, a empresária da área da moda Charlene Gora e o figurinista e cenógrafo Paulo Maia.

O DESFILE: além dos três primeiros colocados do V Prêmio João Turin, subiram à passarela do PBC os demais nove finalistas, Alessandra dos Santos (UNIPAR/ Cianorte), Camila Macedo de Almeida (UNIPAR/Cascavel), Débora Mizubuti Brito (Universidade Estadual de Londrina), Eberson Medeiros (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Eliane Duwe (UNIPAR/ Cianorte), Grasiela Ribas (UNIPAR/ Cascavel), Mariana Brandini Vanso (Universidade Estadual de Londrina), Priscila de Castro Faria (Universidade Estadual de Maringá/ Campus Cianorte), Taciana Massignani (Universidade Estadual de Maringá/ Campus Cianorte).

Recorde
Nesta edição houve registro recorde de 13 cursos de Moda de todo o Paraná, entre superiores e profissionalizantes, envolvendo as seguintes instituições: Senai/PR, Universidade Tuiuti do Paraná, Universidade Estadual de Londrina, Unipar/Cascavel, Unipar/Cianorte, Cesumar/Maringá, Universidade Estadual de Maringá (UEM – Campus Regional de Cianorte), Uniandrade, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Senac/PR, Centro Europeu, PUC e Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Apucarana.

Sobre o Prêmio João Turin
Entre as propostas do Paraná Business Collection está o incentivo aos talentos, que estão sendo formados pelos cursos de moda do estado. Uma destas ações é o Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda, idealizado e coordenado pela jornalista Nereide Michel e pelo produtor Paulo Martins, que tem por objetivo estimular a inspiração na cultura do estado no desenvolvimento de coleções. Os temas já abordados pelo concurso estão “João Turin e o Movimento Paranista” (1ª edição), “A Moda Entra no Ritmo do Fandango” (2ª edição), “As Modas da Moda Paranaense” (3ª edição) e “Tropeiros na Rota da Moda” (4ª edição).

FICHA TÉCNICA
Styling e produção de moda: Equipe Paraná Business Collection - 2a. Edição
Assessoria de produção: Áldice Lopes e Clé Carrer
Direção de desfile: Paulo Martins
Make up & hair: Neila i Dellavega
Hair: Lady & Lord
Fotos: Ricardo Pacak
Coordenação geral de desfiles: Paulo Martins

Mais informações

Nenhum comentário: