quinta-feira, 5 de março de 2009

No ritmo de muitos carnavais

Pedro Serápio/ Gazeta do Povo / Áldice Lopes trabalha em ritmo frenético para produzir fantasias para 400 integrantes: produção da festa terá custos cobertos pela prefeitura.
Áldice Lopes trabalha em ritmo frenético para produzir fantasias para 400 integrantes: produção da

O Rancho das Flores, que reúne foliões da terceira idade, completa 20 anos. Para comemorar a data, o grupo prepara um desfile especial para este ano


Valterci Santos/ Gazeta do Povo

Valterci Santos/ Gazeta do Povo / Elias e Santina colecionam todas as fantasias que usaram em 20 anos de Rancho das Flores: tradição ajudou na superação de dor.

Elias e Santina colecionam todas as fantasias que usaram em 20 anos de Rancho das Flores: tradição ajudou na superação de dor.

De corpo e alma para encantar

Os 20 anos de folia do Rancho das Flores contam a história do amor que Elias Mokdesi Filho, de 77 anos, e sua esposa, Santina, de 72 anos, têm pela festa de Momo. A alegria do grupo foi o que os resgatou da tristeza da perda de um filho, morto em um acidente de trânsito, em 1978. O primeiro carnaval funcionou como uma espécie de terapia, uma tentativa de superar a dor. “Ficamos mais na plateia, assistindo à festa. Estávamos meio desanimados. Fomos por insistência das amigas do grupo de artesanato mesmo”, conta Elias.

No ano seguinte, o comportamento do casal mudou. Em uma época em que a produção do desfile era mais artesanal, eles se envolveram de corpo e alma. E se orgulham de colecionar as fantasias envergadas até hoje na avenida. “Já me vesti de índio, palhaço, médico, pierrô”, diz Elias, mestre-sala do Rancho há quatro anos e considerado um dos seus fundadores.

Se dependesse do folião, o grupo curtiria o carnaval antes mesmo dos preparativos oficiais. “O baile vai ser muito em cima da hora”, reclama. Casados há 55 anos, Elias e Santina descobriram juntos a paixão pelo carnaval depois dos 50 anos. “Eu era arroz de festa do Operário, mas não era chegado em carnaval. Nem dá para acreditar que desfilei todos esses anos. Fomos até São Bernardo do Campo (SP) representar o Rancho em um encontro nacional de idosos. Foi lindo.”

A porta-bandeira Vanda Bondan, de 68 anos, espera o carnaval com ansiedade. “Eu extrapolo. Faço tudo que eu tenho direito: canto, danço, pulo, brinco...”. Vencedora do concurso para o cargo há cinco anos, Vanda convoca a família para vê-la na avenida desde que começou há desfilar, há nove anos.

Para aguentar a maratona de atravessar a pista com o estandarte, Vanda capricha no condicionamento físico durante o ano: faz ginástica,caminhada com regularidade e mantém uma rotina de vida saudável. “Tenho uma vida muito boa. Fico muito feliz no carnaval. Acabo levando minhas amigas também”, conta. Quando não está rodopiando na avenida, Vanda acompanha as escolas de samba cariocas e paulistas pela televisão. “Gosto de carnaval desde menina. Meus pais não permitiam que eu participasse da festa, mas me lembro de todas as marchinhas. Aproveito agora, para extravasar”.

Serviço

Carnaval de Rua de Curitiba: Desfile Cândido de Abreu, Centro Cívico, dia 21 de fevereiro, a partir das 18h30.

O Rancho das Flores tem samba-enredo, porta-bandeira, mestre-sala, ala de passistas e destaques na avenida, mas não é uma escola de samba, tampouco um bloco de carnaval. O grupo é formado por 400 integrantes – um pouco mais, um pouco menos no dia do desfile – dispostos a distribuir alegria na avenida. Durante o ano, esses animados foliões participam dos diversos programas sociais mantidos pela prefeitura para o atendimento da terceira idade. E o Rancho tem um pouco desse perfil, de atividade de lazer para a terceira idade e ação social, que começou há 20 anos.

A data será celebrada em 2009 com tudo o que uma autêntica escola de samba tem direito. Pela primeira vez, a prefeitura fez um edital para a produção do desfile do grupo, lançado no final de novembro do ano passado. O único interessado em assumir a montagem foi o produtor cultural Áldice Lopes, que há quatro anos já cuida da folia dos velhinhos. Diferente de uma comunidade envolvida com o carnaval, os idosos do Rancho contribuem apenas com a animação. Todo o resto é por conta da prefeitura. A verba de R$ 40 mil precisa ser suficiente para a produção do enredo, fantasias e adereços, que estão sendo confeccionados pela equipe de Lopes.

Mesmo sem ensaios em quadra com bateria, o Rancho das Flores também esquenta os tamborins antes de sair na avenida. No dia 12 de fevereiro está marcado um baile de carnaval, para animar os foliões. Até lá, as máquinas de costura precisam ferver para dar conta de todos os preparativos.

O tema escolhido para celebrar os 20 anos do Rancho é o próprio carnaval. Lopes construiu o enredo em cima dos ícones mais famosos da festa de Momo. Pierrôs, Colombinas e Arlequins estarão representados nas diferentes alas do grupo. “Essa coletânea vai contar a história do carnaval”, explica. A experiência com os idosos ensinou ao produtor os macetes para conseguir o melhor desempenho na avenida. “As fantasias não podem ser pesadas e precisam ser confortáveis.”

Toda a produção do desfile do Rancho tem cuidados especiais por causa da idade dos foliões. “Só maiores de 60 podem participar. A preferência é para quem está inscrito em algum dos programas da prefeitura para a faixa etária”, explica o coordenador de agendamento e produção da Fundação Cultural de Curitiba, Beto Lima, que organiza o evento. Mas nada impede que senhores e senhoras animados se apresentem para desfilar ainda na concentração, na Cândido de Abreu. Cada regional administrativa reúne a sua turma para ser transportada gratuitamente até o Centro Cívico, onde ocorre o desfile. Água e lanche estão no cardápio, bem como a garantia do transporte de volta. Há todo um “pelotão de choque” na retaguarda dessa produção. Uma ambulância acompanha os foliões, numa espécie de “carro alegórico” quase obrigatório.

Fonte Gazeta do Povo

Veja aqui o álbum de fotos da Concentração do Carnaval Rancho das Flores por Daniel Sorrentino


Nenhum comentário: