terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Exposição de Artesanato Paranaense - Viena (Áustria)

Semana cultural do Paraná em Viena, na Áustria

Tem início nesta terça-feira (09/12/08), no Centro Internacional de Viena, sede da ONU – Organização das Nações Unidas, na Áustria, a Semana Cultural do Paraná, promovida pelo Provopar Ação Social e Secretaria de Estado da Cultura, com o apoio do embaixador do Brasil naquele país, Julio Cezar Zelner Gonçalves. O encerramento da mostra, que inclui música, arte popular e artesanato, acontece na próxima sexta-feira (12).

A presidente do Provopar, Lucia Arruda, revelou que foram levadas para Áustria 712 peças de artesanato de 23 municípios paranaenses, além peças produzidas por algumas aldeias indígenas. “Elas representam o que há de melhor em nosso Estado em termos de artesanato e arte popular. O principal objetivo deste evento é divulgar o nosso artesanato entre os austríacos e os turistas que passam diariamente pelo Centro Internacional de Viena, além de estabelecer intercâmbio cultural entre os dois países”, destacou.

Entre as peças selecionadas para a mostra cultural estão os trabalhos em cerâmica, fibras e em escamas de peixes (flores) feitos por artesãos de Guaraqueçaba, no litoral; as esculturas com material reciclável do João do Lixo, de Bandeirantes, no Norte Pioneiro; as mantas de lã de carneiro os objetos feitos com fibra de bananeira de Tibagi, Campos Gerais; as girafas e outros animais confeccionados por Donizete do Valle, de Curitiba.

“Levamos peças de artesãos e artistas populares consagrados, como a curitibana Efigênia Rollim Anabel, premiada no último Salão Paranaense de Cerâmica; Luiz Pompeu, da Fazenda Rio Grande; Alceu Maister, de Ponta Grossa; Paulo Oberik, de Almirante Tamandaré. Tenho certeza que vamos repetir o sucesso da mostra realizada em 2005, em Paris, quando da Semana do Paraná na França”, afirmou Lucia.

Ela fez questão de ressaltar que as peças levadas pelo Provopar serão vendidas a euro e a renda revertida para os artesãos e artistas populares. “Desta forma, vão garantir um Natal mais ‘gordo’ para todos. A nossa expectativa é todas as peças sejam vendidas até sexta-feira”.

Iramar Diório Hermógenes, coordenador de Artesanato do Provopar, informou que a Semana Cultural do Paraná na Áustria consiste num segundo núcleo: imagens fotográficas e músicas. “As fotos são do renomado Zig Kock e a música fica por conta do grupo paranaense de choro, Daniel Migliavacca Trio (bandolim, violão e pandeiro). “Também vamos apresentar o documentário ‘As muitas faces de um só Paraná’, produzido pela Secretaria de Estado da Cultura, que apresenta as diferentes etnias que compõem o povo paranaense”, concluiu.

Fonte: Agência Estadual de Notícias - 08/12/2008 16:52:39

Exposicao de Artenasato Paranaense em Viena


Zoom, Quinta-feira, 05/03/2009

Publicado em 16/12/2008 | margarita sansone • margaritasan@msn.com

Vaivém

Vera Mussi e Lúcia Arruda voltam de Viena e Bratislava, hósp edes de Julinho Zellner e Marília Sardemberg; ele, nosso embaixador na Áustria; ela, sua mulher e agora embaixadora na vizinha Eslováquia. Ali, promovem mostra de arte e artesanato do Paraná, montada por Aldice Lopes, que também voga por lá. Lopes, além de ator, é diretor teatral e figurinista. Na famosa Ópera de Viena, Lopes colhe subsídios para criar os figurinos da ópera Carmem, produção do Teatro Guaíra a estrear no próximo inverno.

Nenhum comentário: