segunda-feira, 7 de abril de 2008

Grupo se apresenta nesta sexta e sábado para comemorar dez anos de formação

O grupo Viola Quebrada completa 10 anos de existência e celebra a data em Curitiba com um espetáculo nesta sexta-feira e sábado, dias 4 e 5, às 21 horas no Teatro Paiol . O show, que faz um resumo artístico da obra do grupo, terá no repertório canções de autores paranaenses que foram gravadas ao longo de uma década nos quatro discos já lançados pelo sexteto musical, especializado em canções caipiras inspiradas pela riqueza da vida no campo.

Inicialmente formado por Oswaldo Rios (voz e violão), Margareth Makiolke (voz e violão), Rogério Gulin (viola de 10 cordas) e Rubens Pires (sanfona e rabeca), o Viola Quebrada ampliou para a formação de sexteto, com a chegada dos músicos Marcão Saldanha (percussão) e Wanderlei Lima (baixo). O curioso é que cada um dos integrantes, antes da formação do Viola, atuava em uma área musical distinta que ia da música brasileira ao rock, passando pela música erudita e jazz.

“Cada um trouxe um pouco de sua experiência para o universo caipira”, explica Gulin que ressalta diferenças fundamentais do gênero que eles tocam com a chamada música sertaneja romântica: “são estilos distintos que não devem ser confundidos”. Assim, pouco a pouco, eles foram garimpando um material precioso tendo o cuidado de manter essência de cada canção escolhida. “Nós imprimimos nossa personalidade sem, contudo, descaracterizar as composições originais”, completa.

Ao longo de uma década foram gravados quatro discos de carreira (Viola Quebrada - 2000, Fandangueira - 2002, Sertaneja -2003 e Noites do Sertão - 2006) e realizadas centenas de apresentações no Brasil (incluindo uma elogiada turnê no Projeto Pixinguinha) e no exterior. Além disso, o grupo já esteve tocando ao lado de nomes fundamentais da música brasileira como Pena Branca & Xavantinho, Zeca Baleiro, Alaíde Costa, Roberto Corrêa entre tantos outros que ajudam a música caipira a permanecer como uma das raízes fundamentais da nossa cultura.

Nesse show comemorativo de dez anos, o sexteto resolveu homenagear os grandes compositores do Paraná, com direito a canções de Lápis (“Meu Paraná”), Nhô Belarmino (“Mocinhas do Sertão”), Carlos Paraná (“Meu cafezal”), Paulo Leminski (“Valeu”) e fandangos tradicionais como “Cana Verde” e “Balão que cai” e a única inédita “Meus Retalhos”, num repertório que inclui 18 músicas costuradas com depoimentos e poesias sugeridos pela poeta e letrista Ethel Frota, que faz o roteiro musical do espetáculo, que é dirigido pelo premiado Áldice Lopes.

Serviço:

Show Viola Quebrada – 10 anos.

Data- Dias 4 e 5 de abril, sexta e sábado, às 21 horas,

Local- Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº).

Ingressos R$15 e R$7,50 (meia entrada).

Informações: 3213-1340


Fonte: Jornale

Fotos Diego Pisante

Nenhum comentário: