terça-feira, 30 de junho de 2009

Kafka por Edson Bueno


Uma especulação perigosa e irresponsável sobre a infância de Franz… Kafka! É assim que o diretor e autor Edson Bueno define sua mais nova peça que estreou ontem no Teatro Novelas Curitibanas. A peça trata de uma noite no gueto judeu em Praga, mais precisamente na cozinha da família Kafka.
O assassinato de uma prostituta católica e a perseguição ao assassino judeu em contraponto com a narrativa dos escritos de Kafka e algumas de suas “personas” mais conhecidas é à base da estória de Bueno que se desenvolve de forma linear, deixando a platéia hipnotizada
– e por vezes aterrorizada com a natureza humana – do começo ao fim do espetáculo.
Marcel Gritten (o jovem Kafka) e Martina Gallarza brilham no palco. O desespero e ansiedades do protagonista são sentidos de perto pelo público, fazendo com que a “especulação” do autor nos dê sérios indícios da verdade no amadurecimento do perturbado e brilhante escritor Franz
Kafka.
A construção da personagem de Martina é absolutamente irretocável. Talvez ela possua o mais belo e expressivo par de olhos da dramaturgia paranaense. Diego Marchioro executa o papel com extrema competência, mas suas limitações físicas o impedem de crescer.
A promessa de Romeu e Julieta, Guilherme Fernandes, fica na promessa, o jovem ator catarinense não tem peso para o papel que desempenha. Regina Bastos, usualmente excelente, não se dá conta do desespero que o turbilhão de acontecimentos externos desperta, nem do pavor dentro do peito do próprio filho – fica solitária na peça.
Edson Bueno é um assombro com as palavras que nos deslumbram e fazem pensar. Como ator está irreconhecível no papel de pai do protagonista, um homem tão simples e duro que choca, mas não deixa de causar certa ternura pela dor que carrega.
Aldice Lopes, responsável pela maquiagem e figurinos, entendeu e soube extrapolar o que há na alma de cada um dos elementos desta importante obra.
Vale a pena conferir!

Kafka – Escrever É um Sono Mais Profundo do Que a Morte.
Teatro Novelas Curitibanas (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222), (41....
Texto e direção de Edson Bueno.
Com Regina Bastos, Marcel Gritten, Diego Marchioro, Martina Gallarza e Guilherme Fernandes. Quinta-feira a sábado às 21 horas e domingo às 19 horas.
Ingresso é uma lata de leite em pó.


Fonte: Rui Barrozo


Um comentário:

Unknown disse...

achei extremamente deselegante o comentário feito acerca do ator machioro.quanta falta faz os ensinamento do mestre décio de almeida prado.adoro a peça e em conjunto os atores estão ótimos.a luz é do beto e a música do chico.prof edson -são paulo.e-mail:jeremoabo@ig.com.br