quinta-feira, 13 de março de 2008

Troféu Gralha Azul premiou 11 peças. Espetáculo de rua conquistou os principais prêmios

"Aconteceu No Brasil Enquanto o Ônibus Não Vem", do Ateliê de Criação Teatral – ACT. ficou com quatro prêmios

"Aconteceu no Brasil Enquanto o Ônibus Não Vem" conquistou os principais prêmios do Gralha Azul

O espetáculo de rua “Aconteceu no Brasil Enquanto o Ônibus Não Vem” conquistou os principais prêmios no troféu Gralha Azul 2008: Melhor Espetáculo, Melhor Direção para Roberto Innocente e Melhor Atriz para Martina Gallarza. Ganhou também o prêmio técnico de Melhor Adereço.
O monólogo “Pessoalmente Fernando” e a peça “O Burguês Fidalgo” ficaram com três prêmios. Na 28ª edição, realizada na noite de terça-feira (11), foram inscritos 59 espetáculos, sendo que 26 concorreram nas dezoito categorias que compõem a premiação. Onze peças que estrearam em 2007 foram premiadas. O ator Rafael Camargo, ganhou o prêmio de Melhor Ator por sua interpretação em “Pessoalmente Fernando”, onde disputava o prêmio com o ator Luis Melo, por “Daqui a Duzentos Anos” e Marco Zeni, protagonista de “O Burguês Fidalgo”.
O espetáculo baseado na vida de Fernando Pessoa, foi premiado também na categoria Revelação, com seu diretor Áldice Lopes e levou o prêmio de Melhor Sonoplastia para Cesarti.

Já “O Burguês Fidalgo”, ganhou nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante, para Fernanda Magnani; Melhor Ator Coadjuvante, Luiz Bertazzo, e Melhor Figurino: Marcelo Salles.

Os musicistas Edith Camargo e Marcelo Torrone foram os vencedores da categoria Melhor Composição Musical.

“Aconteceu No Brasil Enquanto o Ônibus Não Vem” é uma produção do Ateliê de Criação Teatral – ACT. Escolhido pelo júri como o Melhor Espetáculo, recebeu, além do Troféu Gralha Azul, o Troféu Epidauro, concedido pelo Consulado da Grécia entre os espetáculos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, através do Cônsul Honorário Professor Constantino Comininos.A peça “O Olho D’Água”, dirigida por Fátima Ortiz, produção do Grupo Pé no Palco Atividades Artísticas, foi o único indicado para a Categoria infantil, ficando com o Troféu de Melhor Espetáculo Para Crianças.

“Uma Estória da Nossa História”, produção de Neiva Camargo Iovanovitch Promoções Artísticas foi o Melhor Espetáculo Itinerante.

A cerimônia
Como é tradição na entrega do Troféu Gralha Azul, o teatro Guairinha ficou lotado. A cerimônia foi comandada pela atriz Raquel Rizzo e pelo ator Zeca Cenóvicz. Criado em 1974 pelos artistas Yara Sarmento, Waldir Manfredini, Edson e Delcy D’Ávila, o prêmio é concedido anualmente aos destaques do teatro curitibano.

Desde 1983 a premiação é realizada pelo Centro Cultural Teatro Guaíra em co-promoção com o sindicato dos artistas, SATED/PR, e dos produtores teatrais, SEPED/PR. Os agraciados recebem uma estatueta em metal concebida pelo artista plástico Ivens Fontoura e uma quantia em dinheiro que varia de acordo com a categoria. A comissão julgadora desta edição foi formada por Regina Vogue, Margie Rauen, Bia Reiner, Jane D’avila e Hermes Patzsch. Celia Regina Polydoro é a responsável pela Secretaria Executiva e Yara Sarmento, uma das criadoras do prêmio, faz a Assessoria do evento.


Raquel Rizzo e Zeca Cenoviscz foram os mestres de cerimônia

Além das premiações votadas pelo júri, foram premiados o cenotécnico Sérgio Richter, como Técnico do Ano, e o produtor Isidoro Diniz com Prêmio Especial por sua revelante contribuição em defesa dos interesses da classe teatral do Paraná.
Confira a relação dos premiados em todas as categorias:
Melhor Espetáculo e troféu Epidauro: "Aconteceu No Brasil Enquanto o Ônibus Não Vem"
Melhor Espetáculo Para Crianças: "O Olho D’Água"
Melhor Espetáculo Itinerante: "Uma Estória da Nossa História"
Melhor Diretor: Roberto Innocente - "Aconteceu No Brasil Enquanto o Ônibus Não Vem"
Melhor Atriz: Martina Gallarza - "Aconteceu No Brasil Enquanto o Ônibus Não Vem"
Melhor Ator: Rafael Camargo - "Pessoalmente Fernando"
Melhor Atriz Coadjuvante: Fernanda Magnani - "O Burguês Fidalgo"
Melhor Ator Coadjuvante: Luiz Bertazzo - "O Burguês Fidalgo"
Revelação: Áldice Lopes - "Pessoalmente Fernando"
Texto Original ou Adapatado: Marcelo Munhoz - "Caninos Brancos"
Melhor Composição Musical: Edith Camargo e Marcelo Torrone - “Sobre Tempos Fechados” Melhor Figurino: Marcelo Salles - "O Burguês Fidalgo"
Melhor Adereço: Roberto Innocente - "Aconteceu No Brasil Enquanto o Ônibus Não Vem" Melhor Sonoplastia: Cesarti - - "Pessoalmente Fernando"
Melhor Iluminação: Waldo Leon - "O Sonho de Um Homem Ridículo"
Melhor Cenário: Márcio Innocenti - "Eu, Joana"
Melhor Maquiagem: Cristóvão de Oliveira - "Butterfly"
Melhor Coreografia: Salete Ukachinski e André Meirelles - "Tanguapo"

Nenhum comentário: