segunda-feira, 3 de março de 2008

Carnaval retrato da alma

Exposição de fantasias de luxo reconta história da maior festa popular brasileira

Não se assuste ao encontrar enormes fantasias de carnaval espalhadas pela ala nova do ParkShopping. É que até o dia 24, para comemorar a maior festa popular brasileira, está montada a exposição ‘Carnaval – Retrato da Alma’. São seis fantasias usadas por Maria Helena Salun, mineira que se destaca com roupas luxuosas e caríssimas nos desfiles da escola de samba carioca Salgueiro.

Além das fantasias, painéis em forma de confete contam a história da festa no Brasil e no mundo. Festas de Olinda, Veneza, Rio de Janeiro e até o Mardi Gras de Nova Orleans estão representados por fotos e textos.

Áldice Lopes, coordenador de exposições do Centro Cultural Teatro Guairá, do Paraná, foi responsável pela produção do evento. Ele conta que a pesquisa tenta resgatar a memória do carnaval. “Infelizmente, não temos muitas memórias documentadas do carnaval. Procurei a história em várias partes do mundo e em parceria com prefeituras consegui as imagens que foram trabalhadas misturando a idéia do confete, que é o símbolo máximo do carnaval”, conta.

As fantasias expostas fazem parte do acervo de Helena Salun e foram desenhas pelo carnavalesco Renato Lage e executadas por Belisário Cunha. Os trajes foram todos feitos à mão e possuem costeiras enormes adornados por penas. As peças levam até três meses para serem confeccionadas e pesam até 30 quilos cada uma.

Carnaval Retrato da Alma

Mariza de Macedo-Soares, jornalista que é curadora da exposição, conta que ficou encantada pelo trabalho. “Fiquei apaixonada pelas fantasias desta mulher tão incrível. A intenção é que a mostra conte a história do carnaval, dos carros alegóricos e fantasias”, diz.

Além de celebrar o carnaval, a exposição tem um lado filantrópico. A Abrace, Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias, montou um quiosque para informar como é possível fazer doações para as obras do Hospital da Criança de Brasília. “Queríamos trazer a alegria e a motivação para pessoas. Ano que vem queremos fazer um grande baile de carnaval para trazermos ainda mais este sentimento”, diz Newton Garcia, diretor de eventos da instituição.

Marcelo Martins, superintendente do ParkShopping, conta que para o shopping é um grande orgulho receber o acervo de fantasias. “É um prazer enorme receber uma exposição tão bonita. Que além de inédita na região, ainda tem uma finalidade beneficente”.

: : EM BRASÍLIA

Carnaval – Retrato da Alma
Até 24 de fevereiro
De segunda a sábado, das 10h às 22h
Domingos e feriados, das 12h às 20h
Ala Nova, ParkShopping, 1º Piso
Entrada franca

Publicado em 06.01.2009

Por Gabriela Rocha. Fotos: Pedro Marra/Finíssimo

Nenhum comentário: